REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS (PÔSTERES)
Regras para Submissão de Trabalhos Científicos
Data limite de envio dos trabalhos: 13/10/2024
Trabalhos devem ser enviados para o e-mail: [email protected]
Os resumos não serão aceitos a menos que sejam submetidos on-line através do endereço de email destinado a este fim antes da meia-noite (GMT) da data limite. NÃO serão aceitos resumos recebidos após esta data. Os resumos enviados por outro meio NÃO serão considerados.
Todos os resumos deverão ser escritos, submetidos e apresentados em Português com um número máximo de 300 palavras (sem incluir o título do resumo, autores e instituições).
Os autores serão notificados por escrito se o seu resumo foi aceito ou não pela Comissão de Trabalhos Científicos. A decisão da comissão é final e nenhuma correspondência será aceita.
Uma vez aceito o resumo, o autor que o submete deverá inscrever-se no congresso para aceitação final.
Sujeitos a revisão editorial, os resumos poderão ser publicados em formato definido pelo CMBA.
O resumo cujo autor que o submete que não se inscrever no congresso será excluído.
Os autores dos resumos selecionados deverão gravar um vídeo de apresentação oral do trabalho com duração de até 20min que será avaliado pela comissão de trabalhos científicos para premiação, que será anunciada durante a cerimônia de abertura do congresso. Os resumos selecionados e seus respectivos vídeos de apresentação serão posteriormente disponibilizados no site do CMAeSP.
As instruções para formatação de apresentação em vídeo estarão disponíveis no site do congresso.
Toda a correspondência será enviada apenas ao autor responsável pelo envio.
Regras de Conteúdo do Resumo
A submissão de um resumo implica automaticamente o reconhecimento de que o trabalho descrito foi realizado de acordo com os padrões e regulamentos éticos vigentes em pesquisa biomédica. O não cumprimento destas normas resultará na rejeição do resumo.
Os autores dos resumos deverão garantir que a versão final seja submetida dentro do prazo; alterações não serão permitidas após o término do prazo.
As informações da instituição devem ser fornecidas para todos os autores. Inclua instituição, cidade, estado e país, mas exclua departamento, divisão, laboratório, etc.
Os resumos devem ser estruturados em 4 seções da seguinte forma:
Objetivo: Deve indicar os objetivos do trabalho que está sendo apresentado.
Método: Deve descrever o material ou assuntos do estudo (por exemplo, número e tipo de participantes), procedimentos de intervenção e avaliação.
Resultados: Deve resumir as principais conclusões. Sempre que possível, forneça valores numéricos, incluindo médias com Desvio Padrão, e significância estatística ou intervalos de confiança.
Conclusão: Deve expor brevemente as conclusões alcançadas no trabalho.
Figuras, tabelas e outras ilustrações não podem ser incluídas.
Se o trabalho foi financiado por fundos fornecidos por uma organização comercial, isto deverá ser indicado num breve agradecimento no final do resumo. Outras fontes de financiamento podem ser reconhecidas da mesma forma.
A submissão de múltiplos resumos descrevendo diferentes componentes do mesmo estudo não é apropriada. Todos os resultados gerados a partir do mesmo estudo devem ser incluídos em um único resumo.
Resumos contendo relatos de casos únicos geralmente não serão aceitos, a menos que o relatório seja de grande interesse científico ou clínico devido à singularidade dos resultados ou à sofisticação das investigações.
Não serão aceitos resumos contendo dados considerados insuficientemente informativos.
Os autores devem usar um título conciso que indique o conteúdo do resumo. Devem ser evitadas abreviaturas no título.
Para estudos de intervenção (por exemplo, ensaios terapêuticos), tipo de desenho (prospectivo ou retrospectivo, controlado ou não controlado, randomizado ou observacional, aberto vs. simples-cego vs. duplo-cego), dosagens, métodos de avaliação e duração do acompanhamento deve ser especificado. Recomendamos fortemente o uso dos critérios STRICTA (https://stricta.info/).
Nomes não comerciais de medicamentos devem ser usados em todo o texto. Se os resultados forem considerados específicos para um determinado produto patenteado (por exemplo, estudos de bioequivalência), o nome comum ainda deve ser utilizado, seguido do nome comercial e do nome dos fabricantes entre parênteses.
As abreviações devem ser usadas com moderação. Para palavras abreviadas, use o termo inteiro na primeira vez, seguido pela abreviatura padrão entre parênteses.
As referências devem ser usadas com moderação. Devem ser incluídos no texto entre colchetes. Para periódicos, mencione o primeiro autor “et al”, seguido do nome do periódico abreviado no Index Medicus, ano, número do volume e páginas. Para capítulos de livros, indique o primeiro autor “et al”, editor, título, editora, cidade de publicação, ano e páginas.